Mastim Tibetano – A raça mais cara do mundo

O Mastim Tibetano é considerada uma das mais antigas do mundo e já foi conhecida também como Mastiff Tibetano além de ser a raiz de todas as famílias de mastiff atuais. Originalmente tibetana, hoje é sinônimo de status na China e já possui derivações americanas e européias.

A raça, que já foi considerada extinta, foi recriada pelos britânicos no final da década de 1800 e sempre foi utilizada para guarda de rebanhos, acampamentos nômades e mosteiros.

O cão mais caro do mundo

Podendo pesar até 130 kg e viver até os 14 anos, o Mastim Tibetano é imponente e, por ser uma raça mais rústica, tem menor tendência à problemas de saúde que raças de porte semelhante. Embora enorme desde filhote, o cão só é considerado “maduro” aos 4 anos de idade. Segundo criadores, os cães da raça são excelentes vigilantes noturnos e cães de companhia para os donos e suas famílias embora com estranhos a raça não costume ser muito simpática.

Mastim tibetano13_LovePet.com.br

Lendas e curiosidades sobre o Mastim Tibetano:

– Segundo algumas lendas, Buda e Gengis Khan tinham esse cães e, talvez por isso, a raça seja tão apreciada e cara.

– O navegador italiano Marco Polo, um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda entre a Europa e o Oriente, teria encontrado no século 13 um Mastim Tibetano e descreveu como: “alto como um burro e com uma voz poderosa como um leão”.

– Uma animação em coprodução Japão/ China foi lançada em 2011 com o título Tibetan Dog ou Tibet Inu Monogatari. O filme conta a história das aventuras de um menino e seu cão Mastim Tibetano nas montanhas do Tibete.

– Este ano um filhote de 11 meses, e mais de 90 kg, chamado de Hong Dong foi vendido na China por 10 milhões de yuans, aproximadamente 2,5 milhões de reais. Com “sorte” por lá você encontra um cão adulto a venda por cerca de 1,5 milhão de reais.

– O recorde mundial de preço anterior também é de um Mastim Tibetano: O título de “cão mais caro do mundo” era do ano de 2009. Custou ” apenas” 4 milhões de yuans.

– O mercado de Baoding, na província de Hebei, ao sul de Pequim é considerado o melhor local para se adquirir um filhote.

Ainda não existe, no Brasil, um criador certificado de Mastim Tibetano. Portanto, tome cuidado. Com a mídia e o mercado voltados para a raça, desconfie e pesquise antes de comprar um filhote de Mastim Tibetano.

Veja só o álbum!

Se não consegui visualizar as fotos, clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...