Castração e Esterilização – Veja os benefícios para seu cão
Via Gustavo Campelo: Muito além de evitar a superpopulação de cães e, consequentemente, o abandono, a castração e a esterilização também possuem papel importante no comportamento do seu animal de estimação. Promover a cruza para geração de filhotes saudáveis é assunto tão sério que, em São Paulo, criadores responsáveis só encaminham os filhotes aos donos depois de castrá-los. Esta medida também evita a consanguinidade e doenças hereditárias características de algumas raças.
A tabela a seguir demonstra, de maneira geral, o número de filhotes que um casal pode gerar em 10 anos.
Qual a diferença entre castração e esterilização?
Os machos, quando são castrados, tem os testículos removidos deixando o saco escrotal vazio, enquanto as fêmeas são esterilizadas tendo o útero e ovários retirados, o que as impede, inclusive, de entrar no cio novamente. Os procedimentos cirúrgicos são realizados sempre com anestesia geral e são relativamente simples e de rápida recuperação. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias após a operação.
Este tipo de cirurgia é considerada indolor, por causa da anestesia, incômoda após o procedimento e segura, devido a eficácia dos resultados para o animal e para a sociedade.
Quais as principais mudanças comportamentais esperadas com o procedimento?
Nos machos:
- Diminuição do comportamento de demarcação de território. (Fazer xixi por todos os cantos)
- Fugir para ir atrás de fêmeas no cio
- Inibir a agressividade
- Diminuir o odor da urina
- Diminuir uivos e latidos durante a noite
Nas fêmeas:
- Diminui sensivelmente as chances de tumores de mama se operada antes do primeiro cio
- Prenhez indesejada
- Comportamentos comuns no cio, tais como nervosismo, movimentação e vocalização excessivas além de gravidez psicológica
A partir de que idade pode ser feita a operação de castração?
De maneira geral os filhotes, já vacinados e em perfeito estado de saúde, podem realizar os procedimentos entre 6 e 8 meses de idade. Em cães adultos, a castração pode ser realizada a qualquer momento.
Consulte sempre um médico veterinário de confiança e, se ainda tiver alguma dúvida sobre os resultados comportamentais da castração ou esterilização em seu cão, consulte o Gustavo Campelo para dúvidas sobre comportamento animal e adestramento de cães.