Zoonoses SP. Visitamos o Centro de Controle de Zoonoses
Fomos até o Centro de Controle de Zoonoses em São Paulo neste último sábado, conferir o trabalho da entidade. Lembram deste post que avisava sobre o mutirão? Pois é.
Qual sua primeira reação ao pensar num Centro de Controle de Zoonoses ? Imagino que a pior possível. Eu também pensava que seria algo no estilo, pois minhas experiências em outras cidades não foram nada positivas mas posso garantir que em São Paulo a coisa mudou e fico feliz em poder relatar esta experiência.
Todos no carro e seguimos até Santana. Dia lindo, calor, trânsito e claro, assim como nós, muita gente deixou para participar no último dia o resultado vocês podem imaginar: muita gente com seus cães e gatos por lá.
Ao chegar fizemos o cadastro de entrada e após um bom tempo na fila que nos indicaram, descobrimos que deveríamos ter entrado em outra fila para antes fazer o pré-registro do Registro Geral Animal para depois entrar na fila das vacinas e chipagem e depois retornar à recepção para concluir o processo. Ufa. Demorou bastante por conta das informações erradas mas, enquanto esperávamos numa dessas filas, conheci muita gente bacana com trabalhos incríveis que logo mais vai virar post por aqui.
Nesta altura do campeonato já havia falado com a Osleny Viaro, que trabalha no projeto “Para Viver de Bem com os Bichos”, que me garantiu que o Centro de Controle de Zoonoses melhorou muito em todos os aspectos nos últimos tempos. Claro, só acreditei que depois que vi a dedicação dos funcionários, a limpeza e higiene do local e vi o carinho, atenção e preocupação dispensados aos animais por lá. São muitos projetos paralelos às campanhas de castração e adoções permanentes.
Depois de ver tudo funcionando decidimos que além do RGA também iríamos vacinar os cães. Durante o cadastro perguntaram se havia o interesse de fazer a castração e, mesmo todos os nossos já serem castrados, perguntei como funciona. O CCZ tem uma rede de clínicas conveniadas por toda a cidade e o procedimento é gratuito.
Cada cão saiu de lá com seu RGA físico, microchip, vacinas anuais (Raiva mais V10) plaquinha e coleira ao custo de R$ 4,50. Sim, isto mesmo: Quatro Reais e Cinquenta Centavos.
Para quem reclama do alto custo em se manter um animal e usa isso como desculpa para não vacinar e castrar, está aqui a solução. Embora eu acredite que gente que pensa assim nem deveria cogitar ter um bichinho.