SamuVet: Excelente iniciativa em Florianópolis
Sem dúvida, uma vitória para animais que precisam de atendimento de urgência nas vias da cidade. O idealizador do projeto foi o Diretor do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi.
Lançado no início do mês pela prefeitura de Florianópolis o Serviço Médico de Atendimento Veterinário de Urgência, que ficou conhecido como SAMUVet, conta com uma ambulância e 2 médicos veterinários que se revezam.
Embora ainda seja um plano-piloto com duração de 90 dias o serviço funciona 24 horas e atende nas situações abaixo:
1 – Animais de rua atropelados que estejam em via pública;
2 – Animal feroz que tenha de fato atacado pessoas em via pública, que não tenha proprietário;
3 – Cavalo solto em via pública que esteja colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco, que não tenha proprietários;
4 – Animal oriundo da prática da farra do boi, que esteja contido no local.
Depois do período de teste a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes para atendimentos da SamuVet, que irão constar como decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.
Para que os trotes sejam evitados, o serviço só poderá ser acionado através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante das ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, pelos números de telefone 190/192/193 em Florianópolis.
Uma excelente ideia que poderia ser implantada em prefeituras que tem essa demanda, heim?