Documentário: “Quanto custa?” de Val Vonière
A protetora e cineasta curitibana, Val Vonière, apresenta no documentário “Quanto custa?” uma dura realidade. O preço, valor em moeda, de um animalzinho. Para o espectador é forçada uma reflexão, o filme não é leve, é inquietante.
Claro que a gente sempre prefere mostrar coisas boas, leves e que fazem parte do dia-a-dia de quem ama seus bichinhos. Mas é preciso pensar um pouco também sobre o comércio indiscriminado de animais. É um assunto sério.
Val começou o trabalho com animais há oito anos e desde então vem se dedicando ao aprendizado e as boas condutas de um protetor responsável: “aprendi que precisava castrar os animais antes da adoção, fazer termo de responsabilidade, e aprendi que eu tinha a obrigação e o direito de fazer acompanhamento para saber se o animal estava sendo bem tratado“.
Em entrevista, ela comenta: “decidi sobrepor as imagens dos animais à venda a um áudio que escancarasse essa prática, que expusesse que tudo que é vendido é mercadoria, portanto também é tratado, trocado e descartado como mercadoria, isso é obvio, mas é algo tão corriqueiro que se tornou invisível. Aí entra a capacidade que o vídeo tem de fazer o espectador rever uma realidade da qual estava anestesiado” e ainda destaca seu ponto de vista: “decidi usar o audiovisual para promover discussões pelo direito animal e me tornei vegana abolicionista”.
Confira o documentário: