Conheça o Munchkin, o “gato basset”
A principal característica desta raça são as patas, em geral, com um terço do altura das demais. Por isso o apelido de “gato basset” (por lembrar o cão Basset Hound) mas não espere apenas essa obviedade, o Munchkin é cheio de diferenciais na aparência e comportamento.
Pra começar, não tem como não comentar que o nome “Munchkin” foi baseado no clássico “O Mágico de Oz” onde é um país, sendo o quadrante leste da Terra de Oz.
A história da raça é um tanto quanto confusa. Oficialmente, está registrada como originária dos Estados Unidos na década de 80 quando Sandra Hochenedel adotou uma gata grávida que vivia em sua caminhonete em uma área rural. A gatinha foi batizada de Blackberry.
” Já em casa, Sandra se surpreendeu ao notar que a gata era diferente. Seus movimentos corporais lembravam os de Ferrets e suas patas anãs assemelhavam-se às de cães da raça Corgi. Blackberry produziu várias ninhadas com gatinhos de pernas curtas e longas. Para a preocupação de Sandra, Blackberry desapareceu, levando-a a acreditar que suas características se haviam perdido. Na verdade, a herança genética dos Munchkins estava conservada nos filhotes que foram dados para uma amiga de Sandra, Kaye LaFrance. Os Munchkins de hoje são descendentes das várias colônias formadas a partir dos filhotes que Sandra deu a sua amiga.
Baseado em artigo publicado no site da Confederação de Felinos do Brasil (CBF)
Criadores têm cruzado com o Persa para criar o Napoleon, com o Sphynx (Esfinge) para criar o Minskin e o LaPerm com Skookum para criar um Rex Munchkin.
Segundo informações do Gatil Ágata (SP):
Parece um gato que nunca fica adulto, pois se comporta como um eterno filhote, sempre dócil, brincalhão e carinhoso se adaptando facilmente com crianças, outros gatos e até cachorros.Costuma ficar em pé como um canguru, se apoiando nas patas traseiras, com as dianteiras recolhidas.
Suas pernas curtas são decorrentes de um gene equivalente aos que existem nas raças de cães Dachshunds e Welsh Corgi. Devido as diferenças físicas entre cães e gatos, os Munchkins não sofrem dos problemas da coluna que algumas vezes são associados a essas raças de cães.
Eles tendem a ser gatos pequenos em altura e comprimento, tornando-se ideais para crianças e apartamentos.
São muito fáceis de se cuidar e não possuem doenças conhecidas.