Bebê chegando? Prepare seu cachorro ciumento
A ideia do post começou com um desabafo da Vivi no Facebook. Nos inspiramos e aqui está.
Um post recheado de dicas para os futuros papais ficarem mais tranquilos.
Este é um assunto capaz de tirar o sono de muitos futuros papais donos de cães. Até então, o cão era o centro das atenções da família e, ainda durante a gravidez, já começa a apresentar sinais de ciúmes. O medo e receio do que pode acontecer com o bebê faz muitos donos pensarem até em se desfazer do animal. Mas fiquem calmos futuros papais, isso tem solução.
“Vamos ter um bebê, mas nosso cachorro é muito ciumento conosco. O que devemos fazer?”
Primeiro, vamos considerar os seguintes fatos:
- Seu cão conhece os cheiros da sua família e sabe que algo diferente está acontecendo com a grávida pelo olfato.
- Os cães são capazes de ouvir o bebê sem a ajuda de qualquer aparelho.
- Ele já é seu amigo e companheiro a muito tempo.
Mesmo assim, é comum que as mesmas dúvidas e perguntas surjam durante a gestação: “Como ele vai agir quando o bebê chegar? Será que vai atacar por cíumes?”
Dicas para preparar o cachorro ainda durante a gravidez
Você pode, e deve, começar a edução do seu cão para estabelecer alguns limites como respeitar o quarto ou berço do bebê que está por chegar; não pular ou subir no seu colo sem que você permita, entre outros comportamento que ele possa estar acostumado a ter sem restrições e que você gostaria que ele não tivesse com a presença da criança.
Como cada cão tem sua personalidade, o ideal mesmo é conversar com um especialista em comportamento animal para que o cão se adapte as mudanças necessárias de ambiente e espaço. Um educador, também poderá identificar indícios que possam ser uma preocupação real com o seu cão. Sem dúvida, o período de gravidez tem o tempo suficiente para adaptar o seu cão aos novos tempos que estão chegando. Assim, ele não irá reagir negativamente à falta de dedicação exclusiva à qual ele estava acostumado de uma hora para outra.
Outra dica bacana para preparar seu cão para o “dia da chegada”, é pedir para alguém levar da maternidade para casa algum paninho ou fralda com o cheirinho da criança e colocar na cama do seu cão. Isto fará com que seu cão já vá conhecendo o cheiro do novo integrante da família e vai ajudar ele a associar o cheirinho do bebê com a tranquilidade da caminha.