Pit Bull e suas diferentes raças

Pit Bull não é uma raça e sim uma categoria. A confusão é tão grande que resolvi escrever este post especial sobre o assunto. A ideia aqui é esclarecer que existem diferentes raças como o American Pit Bull Terrier, Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier e as cruzas entre estas raças que fazem parta da

Categoria Pit Bull.

Para vocês terem ideia da bagunça que rola a respeito dessas raças, nem a Federação Cinológica Internacional (Fédération Cynologique Internationale – FCI) reconhece algumas das raças, enquanto em seus países de origem elas são aceitas e registradas, pois a confederação internacional permite que as entidades representativas façam isso.


Bull Terrier

O Bull Terrier foi criado na Inglaterra, no século XLX quando cruzaram o Bulldog com o antigo Terrier Inglês e adicionaram o Pointer Espanhol. A ideia era desenvolver um cão mais ágil que o Bulldog para as rinhas, era considerado um gladiador. Quando as rinhas foram proibidas, a raça continuou sendo criada para exposições.

Bull Terrier

Em 1941 foi instituído, também, o tamanho miniatura. Os anos passaram e os miniaturas começaram a desenvolver sérios problemas de coração, rins e luxação progressiva da retina. Quase extinta na década de 80, criadores se uniram e foi feito um programa de cruzamento para salvar a raça: miniaturas saudáveis foram cruzados com Standard saudáveis. Embora sigam os mesmos padrões dos Standard, os miniaturas são geralmente mais agitados e, infelizmente, ainda apresentam muitos problemas de saúde. Quem tem um Bull Terrier sabe que são meio avessos à receber ordens, então a educação e a socialização deve ser iniciada o quanto antes nos filhotes. Destemido, brincalhão, alegre e carinhoso é um protetor nato da família, mas requer donos de pulsos firmes e MUITO exercício diário.

Bull Terrier 2

É bom saber que detestam ficar sozinhos e não é muito recomendado ter outros animais (não caninos) em casa.


American Stadffordshire Terrier e American Pit Bull Terrier

Eles tiveram a mesma origem e hoje são considerados “primos” de raças diferentes. Nem mesmo os criadores conseguem concordar em muitos pontos para diferencia-los. De qualquer forma, trabalham nas duas para que, com o tempo, desenvolvam características mais evidenciadas.

Inicialmente, antes da divisão das raças, os American Stadfforshire Terrier eram os cães representantes em exposições e os que não atingiam o padrão eram denominados American Pit Bull Terrier. Ainda hoje, se você tiver um cão registrado como American Staffordshire Terrier poderá registrá-lo também como American Pit Bull Terrier, nas entidades que aceitam o Pit Bull, todas norte-americanas mas o contrário é impossível.

British_American_Staffordshire_PitBull_Terrier

Imagem via furever.ca


Nos EUA, a maioria dos criadores de American Stadffordshire Terrier desenvolve um cão com maior proporção que o padrão do primo europeu Staffordshire Bull Terrier. E olha a curiosidade, a característica mais selecionada, atualmente, na criação do American Pitt Bull Terrier é, justamente, o temperamento sociável e tranquilo do Staffordshire. Em resumo, foi a mesma raça até tomarem caminhos (linhagens) diferentes.


American Bully

Criado nos Estados Unidos a partir das cruzas entre o American Pit Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier, o híbrido, American Bully impressiona pelo porte poderoso. Só em 1990 foi reconhecida como uma raça entre os criadores.

American Bully XL

Imagem Instagram @largestbullypitbulls

Segundo a história, foi desenvolvida a partir de padreadores com as melhores características das duas raças base. Herdou do American Pit Bull Terrier a lealdade e estabilidade e do American Staffordshire Terrier o temperamento amável e sociável. Extremamente tolerante com crianças e usado para guarda pessoal e patrimonial, o Bully é versátil para desempenhar diversas tarefas mas precisa de educação e socialização desde filhote. É considerado ideal para família e para quem adora fazer exercícios diariamente. O American Bully ainda se divide por tamanhos: Standard, pocket, extra-large (XL), extreme e clássico.

American Bully

Imagens Instagram @largestbullypitbulls

Como a variação de peso e alturas varia bastante, apenas a proporção entre as características é exigida. Atualmente a raça só é reconhecida pelas seguintes instituições: ABKC= American Bully Kennel Club, UCA= United Canine Association, DRA= Dog Registry of America, Inc., EBKC= European Bully Kennel Club e BBC= Backwoods Bulldog Club As fotos são da variação Extra-Large.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...