Gatos com polidactilia: a grande paixão de Hemingway

O grande escritor, e ganhador do prêmio Nobel de literatura, Ernest Hemingway tinha outra grande paixão: Gatos com polidactilia.

Tudo começou quando ele se mudou para Key West, na Flórida, no ano de 1931 . Foi também onde escreveu a maior parte de suas grandes obras. Na mesma época Hemingway ganhou de presente do amigo, e capitão de navio, Stanley Dexter uma gatinha especial, “Snowball” como foi chamada, tinha 6 dedos e era da raça Maine Coon.

hemingway gato 1 Gatos com polidactilia: a grande paixão de Hemingway

A polidactilia foi sempre uma característica desejada em gatos de marinheiros pois segundo uma antiga tradição, estes gatos trariam sorte para quem navega. Além de sorte, eles também ajudavam a controlar a população de roedores nos navios.

hemingwayscats Gatos com polidactilia: a grande paixão de Hemingway

 

Em 1945, Hemingway já tinha 23 gatos com dedinhos a mais e, com o tempo, Key West desenvolveu uma verdadeira colônia de gatos polidactilos. Hoje, a casa em que ele morou é um museu e tem cerca de 60 gatos que são uma atração à parte para os visitantes. A cidade também é conhecida por ter um grande números de “gatos de rua comunitários” que tem assistência veterinária, comida e abrigo providos por moradores e ONGs.

A sobrinha de Hemingway, Hilary, escreveu uma biografia “Hemingway’s Cats: An Illustrated Biography”, em português “Os gatos de Hemingway, uma biografia ilustrada” na qual conta em detalhes a relação do escritor com seus gatos.

hemingway gato Gatos com polidactilia: a grande paixão de Hemingway

Conheça o site do museu e veja abaixo um vídeo do local.

pixel Gatos com polidactilia: a grande paixão de Hemingway